Cargo/posição/bolsa: Referência: PTDC/BIO/69310/2006 Bolsa de Investigação Área científica genérica: Biological sciences Área científica específica: Biological engineering |
Resumo do anúncio: Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto PTDC/BIO/69310/2006 Duração: 7 meses. Objecto de Actividade: modelação/monitorização de sinais químicos e electrofisiológicos em colónias de levedura e participação no desenvolvimento de software de simulação por sistemas complexos. Formação Académica: Licenciatura em Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Engenharia Electrotécnica, Biologia Molecular, Biotecnologia ou áreas afins. |
Texto do anúncio Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação no âmbito do projecto PTDC/BIO/69310/2006 Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto PTDC/BIO/69310/2006, designado por “OpenMicroBio: Plataforma computacional para a simulação de comunidades celulares em engenharia de bioprocessos”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas seguintes condições: 1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 7 (sete) meses, com início previsto para o dia 01 de Novembro de 2009, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml). 2. Objecto de Actividade e Orientação Científica: modelação/monitorização de sinais químicos e electrofisiológicos em colónias de levedura e participação no desenvolvimento de software de simulação por sistemas complexos, sob a orientação científica do Doutor Rui Costa Martins. 3. Formação Académica: Licenciatura em Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Engenharia Electrotécnica, Biologia Molecular, Biotecnologia ou áreas afins. 4. Remuneração: Remuneração de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 5. Legislação: A bolsa é atribuída ao abrigo do Estatuto do Bolseiro de Investigação designadamente a Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto. 6. Avaliação de Candidaturas: a avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica, perfil curricular e experiência científica. É factor preferencial a boa qualificação ao nível de matemática, física, engenharia de bioprocessos, e conhecimentos de métodos analíticos e instrumentação, bem como disponibilidade para prosseguir estudos de Doutoramento em “Sistemas Complexos em BioEngenharia”. É condição essencial o domínio da língua inglesa e disponibilidade para a realização de deslocações no país e no estrangeiro. 7. Documentos de Candidatura: Curriculum Vitae, cópia do Certificado de Habilitações, carta de apresentação, descrevendo a motivação e objectivos profissionais do candidato, cópia dos trabalhos publicados e até três cartas de referência. 8. Prazo de Recepção de Candidaturas: Todas as candidaturas deverão ser entregues ou enviadas pelo correio, entre os dias 28 de Setembro de 2009 e 16 de Outubro de 2009, no seguinte endereço: Universidade do Minho IBB – Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia A/C Doutor Rui Costa Martins Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal |
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Bolsa de Investigação - UMinho
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Bolseiro de Investigação ITQB Oeiras
Cargo/posição/bolsa:
Bolseiro de Investigação
Referência: 061/BI/2009
Área científica genérica: Not available
Área científica específica:
Resumo do anúncio:
I
Instituto de Tecnologia Química e Biológica
Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação
No âmbito do projecto PTDC/ QUI/367925/2006
Encontra-se aberta candidatura a uma bolsa de investigação no âmbito do projecto “Estudos Bioquímios e Estruturais em UDP-glucose Desidrogenases” (Ref. PTDC/ QUI/367925/2006 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Texto do anúncio
Duração e Regime de Actividade: Bolsa com duração de 6 meses (eventualmente renovável, consoante o desempenho, por mais 6 meses), com início previsto para 1 de Novembro de 2009, em regime de exclusividade, conforme regulamento de bolsas do ITQB e regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos).
Área Científica: Trabalho a ser desenvolvido no Laboratório de Biologia Estrutural.
Orientação Científica: A actividade será orientada pelo Investigador Principal Doutor Carlos Frazão, Investigador Responsável do projecto.
Formação Académica: Serão considerados Licenciados em Química, Bioquímica, Biologia ou áreas afins, com média de licenciatura superior ou igual a 14 valores.
Outros Requisitos: Motivação para investigação e boa capacidade de trabalho; Perspectivas de prosseguir para a realização de Doutoramento; Conhecimento da língua inglesa.
Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT.
Documentos de Candidatura: Os interessados deverão enviar uma carta de motivação (com indicação da Ref. do anúncio), Curriculum vitae detalhado.
Data de conclusão do prazo do Concurso: 15 de Outubro de 2009
As candidaturas devem ser enviadas para:
Dr. Carlos Frazão
Anúncio Ref. 061/BI/2009
ITQB - Laboratório de Biologia Estrutural
Avenida da República (EAN)
2780-157 OEIRAS
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Informação não disponível
País: Portugal
Localidade: Oeiras
Instituição de acolhimento: Instituto de Tecnologia Química e Biológica
Data limite de candidatura: 15 October 2009
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
Bolsa de Investigação IBMC Porto
Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação
Referência: PTDC/SAU-NEU/65548/2006
Área científica genérica: Biological sciences
Área científica específica: Biology
Resumo do anúncio:
Título do Projecto: Processamento sensorial nas sinapses dos interneurónios excitatórios da substantia gelatinosa da medula espinhal
Código interno: PR 821013
Está aberto concurso para recrutamento de um bolseiro(a) de Investigação para colaborar no projecto acima referido, co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo FEDER através do programa PTDC. O/A bolseiro/a vai desempenhar um estudo de canais iónicos nos neurónios sensoriais espinhais recorrendo à técnica de patch-clamp. Espera-se que o/a bolseiro/a bem sucedido/a se candidate posteriormente a uma Bolsa de Doutoramento durante/após o 1º ano.
A bolsa, em regime de exclusividade, terá a duração inicial de 3 meses, eventualmente renováveis, com início previsto a 1 de Novembro de 2009.
O valor mensal da bolsa será de € 745,00 (Licenciados) ou € 980,00 (Mestres) pago por transferência bancária (preferencialmente).
Local de trabalho: Unidade do Morfofisiologia, IBMC.
Programa de trabalho: ver anexo.
Perfil pretendido:
O/A candidato/a deverá ser licenciado/a em Biologia, Biofísica, Medicina, Química, Física ou área afim, com a classificação mínima de 15 valores.
O prazo para recepção de candidaturas decorre de 14 de Setembro a 30 de Setembro de 2009.
As propostas deverão incluir uma carta de motivação e CV e ser enviadas para:
Boris Safronov
IBMC
Rua do Campo Alegre, 823
4150-180 Porto
Tel: +351-22-226074972
A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativamente ao Estatuto de Bolseiro de Investigação Cientifica, nomeadamente a Lei 40/2004, de 18 Agosto, e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IBMC (www.ibmc.up.pt/fellowships.php).
Bolsa Investigação – ITQB Oeiras
Cargo/posição/bolsa:
Bolseiro de Investigação
Referência: 062/BI/2009
Área científica genérica: Not available
Área científica específica:
Resumo do anúncio:
IInstituto de Tecnologia Química e Biológica
Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação
no âmbito do projecto PTDC/BIA-MIC/67845/2006
Encontra-se aberta candidatura a uma bolsa de investigação no âmbito do projecto “Integrated view of the early steps in bacterial cell wall synthesis” (Ref. PTDC/BIA-MIC/67845/2006 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Texto do anúncio
Duração e Regime de Actividade: Bolsa com duração de 12 meses, com início previsto para 1 de Novembro de 2009, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e regulamento de bolsas do ITQB.
Trabalho a desenvolver:
Estirpes de Staphylococcus aureus resistentes a multiplos antibioticos constituem uma das principais causas de infecções hospitalares. De particular relevancia clinica são as estirpes MRSA (Methicillin Resistant Staphylococcus aureus), que são resistentes a todos os antibioticos beta-lactâmicos, uma classe de antibioticos que tem como alvo a síntese da parede celular bacteriana. Este projecto tem como objectivo o estudo dos passos citoplasmaticos da síntese da parede celular, através de um conjunto de técnicas que incluem biologia celular, biologia molecular, bioquímica, NMR entre outras.
Orientação Científica: A actividade será orientada pelo Doutora Mariana Gomes de Pinho.
Formação Académica: Licenciados em Biologia, Bioquímica, Química Aplicada, Microbiologia ou áreas afins.
Outros Requisitos: Motivação para investigação e boa capacidade de trabalho; regime de dedicação exclusiva; bons conhecimentos de língua inglesa; experiencia em microbiologia e microscopia de fluorescência.
Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT.
Documentos de Candidatura: Os interessados deverão enviar carta de motivação (com indicação da Ref. do anúncio), curriculum vitae detalhado, incluindo a média final de curso, e contactos de duas referências.
Data de conclusão do prazo do Concurso: Até 2 de Outubro de 2009.
As candidaturas devem ser remetidas, preferencialmente por email, para:
Dra. Mariana Pinho e-mail: mgpinho@itqb.unl.pt
Anúncio Ref. 062/BI/2009
Laboratory of Bacterial Cell Biology
Instituto de Tecnologia Química e Biológica, ITQB
Apartado 127
2781-901 OEIRAS
Bolseiro de Investigação Científica - IBET Oeiras
Cargo/posição/bolsa: Referência: (Ref. Safewater BI - Sep09) Bolseiro de Investigação Científica Área científica genérica: Biological sciences Área científica específica: Biology |
Resumo do anúncio: Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projecto Safewater - Development and validation of integrated drinking water treatment processes in Portugal and Norway (EEA Grants Financial Mechanism - Ref. PT0012) |
Texto do anúncio Duração e Regime de Actividade - 6 meses com início previsto para Outubro de 2009 - Regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT e regulamento de Bolsas do IBET Remuneração - De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT Área Científica - Trabalho de investigação na área de qualidade e trataemtno de água com ênfase na aimplementação de processos de desinfecção à escala piloto Perfil do Candidato - Licenciatura/ Mestrado em Eng. Química, Ambiente ou áreas afins Outros Requisitos de Interesse - Experiência Laboratorial - Publicações - Bons conhecimentos de Inglês - Capacidade de trabalhar em equipa Candidaturas - Envio até 30 de Setembro de 2009 de carta de motivação e CV A/C Dr. Isabel Ribeiro IBET Apartado 12 2781-901 Oeiras |
Número de vagas: 1 |
Tipo de contrato: Temporário |
País: Portugal |
Localidade: Oeiras |
Instituição de acolhimento: IBET |
Data limite de candidatura: 30 September 2009 (A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio) |
Bolsa de investigação - UAveiro
Cargo/posição/bolsa: Referência: BI/CESAM/PTDC/AMB/66198/2006 Bolsa de investigação Área científica genérica: Not available Área científica específica: |
Resumo do anúncio: Estão abertas candidaturas para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto Deposição húmida de carbono particulado sobre a região do Atlântico Nordeste (PTDC/AMB/66198/2006), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), coordenado pela Universidade de Aveiro e a desenvolver em parceria com a Universidade dos Açores. |
Texto do anúncio Estão abertas candidaturas para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto Deposição húmida de carbono particulado sobre a região do Atlântico Nordeste (PTDC/AMB/66198/2006), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), coordenado pela Universidade de Aveiro e a desenvolver em parceria com a Universidade dos Açores. A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto a 1 de Novembro de 2009, em regime de exclusividade, podendo ser, eventualmente, renovada. A bolsa terá os seguintes objectivos principais: - recolha de amostras de precipitação num local de características remotas (Terceira, Açores) e o seu processamento para caracterização quanto ao teor em matéria carbonácea particulada; - recolha e processamento de informação meteorológica acessória para interpretação dos resultados sobre a química da precipitação e determinação de fluxos de deposição húmida. O local de trabalho será partilhado entre o ponto de monitorização, situado no Observatório José Agostinho, do Instituto de Meteorologia (cidade de Angra do Heroísmo), e as instalações da Universidade dos Açores (Terra-Chã), ambos situados na ilha Terceira, pelo que se exige que o bolseiro resida, ou tenha disponibilidade para residir, naquela ilha. A orientação científica do bolseiro ficará a cargo de Mário Cerqueira, Professor Auxiliar do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (DAOUA). Os destinatários da bolsa são licenciados em Engª do Ambiente, Química, ou áreas afins. O valor mensal da bolsa será de 745 euros, de acordo com os valores de referência constantes na Tabela de Bolsas da FCT, acrescido do seguro social voluntário. Os critérios de avaliação das candidaturas serão: · Classificação da licenciatura; · Avaliação curricular; · Experiência de trabalho em monitorização ambiental, dando-se preferência à vertente de qualidade do ar. Os candidatos pré-seleccionados poderão ser sujeitos a entrevista. O júri responsável pela selecção será constituído por Mário Cerqueira (Professor Auxiliar do DAOUA), Casimiro Pio (Professor Catedrático do DAOUA) e Paulo Fialho (Professor Associado com Agregação do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores). Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos: · Requerimento de candidatura, a redigir segundo a minuta disponível em: http://www2.adm.ua.pt/drh/impressos/Formulario_Candidatura_BolsasInvestigacao.doc · Documento comprovativo do grau académico; · Curriculum Vitae com indicação de endereço electrónico válido; · Fotocópia do bilhete de identidade. O prazo de recepção das candidaturas será de 28 de Setembro a 12 de Outubro de 2009. A atribuição da bolsa terá por base o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro - Despacho de 13 de Abril de 2005 da Srª Reitora, publicado em Diário da República pelo Despacho nº 9887/2005 (2ª série), de 3 de Maio, e o Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto. As candidaturas deverão ser dirigidas a: Prof. Mário Cerqueira, Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro, 3810-193 Aveiro. O resultado do processo de selecção será divulgado por correio electrónico para o endereço indicado pelos candidatos. Universidade de Aveiro, 14 de Setembro de 2009 Prof. Dr. Mário Cerqueira |
Bolsa de Técnico de investigação - UAveiro
Cargo/posição/bolsa: Referência: BI/CESAM/PTDC/BIA-BDE/75690/2006 Bolsa de Técnico de investigação Área científica genérica: Biological sciences Área científica específica: Biology |
Resumo do anúncio: Estão abertas candidaturas para atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação no âmbito do Projecto da FCT Disruptox - Edaphic Endocrine Disruption Assessment Tool Box (contrato ref. PTDC/BIA-BDE/75690/2006), do Laboratório Associado CESAM. |
Texto do anúncio Estão abertas candidaturas para atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação no âmbito do Projecto da FCT Disruptox - Edaphic Endocrine Disruption Assessment Tool Box (contrato ref. PTDC/BIA-BDE/75690/2006), do Laboratório Associado CESAM. 1. Duração e Regime da Actividade: Duração de 12 meses, renováveis, com início previsto para Outubro de 2009, em regime de exclusividade, conforme regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Despacho de 13 de Abril da Srª Reitora, publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 9887/2005 (2ª série), de 3 de Maio. A bolsa poderá eventualmente, ser prorrogada. 2. Objecto da Actividade: A finalidade e o objecto da bolsa são o apoio técnico à realização das várias tarefas do projecto, nomeadamente estudos com organismos edáficos e a utilização de diversas ferramentas para avaliação de efeitos de substâncias tóxicas. 3. Orientação Científica: Estará a cargo da Doutora Mónica Amorim 4. Formação Académica: Licenciatura em Biologia, com média igual ou superior a 16 valores. 5. Remuneração: €745 por mês, de acordo com as tabelas em vigor na FCT. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente. 6. Documentos de Candidatura: Os candidatos/as deverão formalizar a sua candidatura apenas por correio electrónico, para mjamorim@ua.pt, através de carta dirigida à Dra. Mónica Amorim, acompanhada com o respectivo curriculum vitae detalhado, indicando pelo menos duas pessoas a contactar como referência. O resultado do processo de selecção será divulgado através de envio de informação escrita aos candidatos, exclusivamente via email. 7. Data de Início e Conclusão do prazo do Concurso: O prazo de recepção das candidaturas será de 25/09/2009 a 12/10/2009 8. Critérios de Avaliação: - média de licenciatura; - experiência de pelo menos 2 anos como técnico de investigação em ecotoxicogenómica. - experiência profissional, nacional e internacional, que responda aos requisitos da finalidade e objecto da bolsa. - disponibilidade imediata e flexibilidade de horário. - conhecimento, falado e escrito, de inglês - desempenho em entrevista, caso necessário, onde serão avaliadas as perspectivas de desenvolvimento da carreira científica na área, com particular incidência na área do projecto. 9. Júri: O júri responsável pela selecção será constituído por: Amadeu Soares, Prof. Catedrático, Mónica Amorim, Investigadora Auxiliar, Susana Loureiro, Investigadora Auxiliar, todos da Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro, 14 de Setembro de 2009 Doutora Mónica Amorim |